Publicidade:

Certificação no Incra com 2 bases?

Boa tarde! Hoje surgiu uma dúvida: Posso certificar uma área contento 2 bases diferentes no mesmo levantamento? pois precisei retornar ao terreno e limparam o terreno, com isso arrancaram a base! procurei em toda internet, mas não consegui uma resposta!

CR Cristian perguntou em 17 February 2021, 17:32
2 respostas / 165 visualizações / 0 gostei
LU

Boa tarde, a base não faz parte do georreferenciamento (do polígono) então é irrelevante onde foi implanta ou retirada. Pois o que conta são os vértices do perimetro e mesmo que não exista uma base implantada pode-se facilmente rastrear o vértice de interesse e depois conferir as coordenadas.

Não encontrou nada pois nada tem a encontrar mesmo. O costume de implantar um marco de base vinha da época em que os equipamentod L2 eram muito caros (em 2003 um par de Hiper + custava R$100.000 ou US$33,000 = 1 hilux modelo novo) e era comum pagar um salário mínimo para cada base implantada e processada e depois usar um L1 para fazer os perímetros. Então o migué do INCRA era ter um marco de base para baratear o custo da ficalização PRA ELES!

Resumindo, toda fazenda de gado por exemplo tem um embarcador. Um local sólido e que costuma ficar por lá décadas, livre de esbarrões com animais e máquinas não vão passar por cima. Deixa o receptor de base lá.

WI

Olá amigo,


O adequado é que seja feito a poligonação, ou seja, uma base esteja atrelada a outra por meio do levantamento estático. Um exemplo abaixo:

  • Estando estacionado na Base 01, faça a leitura da Base 02 (recomendo leitura no Modo Estático).
  • Em seguida, estando na Base 02, faça a leitura da Base 01.
  • Processe e obtenha os resultados de coordenadas da Base 02 para dar seguimento aos seus trabalhos.

Espero ter ajudado.


Willian Oliveira