Publicidade:

Estou fazendo um Geo para Certificação, tenho um ponto inacessível e irei fazer um ponto tipo V intercessão em reta.Qual o sigma e altitude devo utilizar?

SI Siriematopografia perguntou em 31 January 2020, 23:21
2 respostas / 220 visualizações / 0 gostei
LU

É uma situação capciosa e não foi corretamente prevista na norma. Se vc tem um vértice virtual do tipo intersecção: PONTO A PONTO B - PONTO C PONTO B como sendo as duas pernas de uma letra V, e o vértice virtual sendo o ponto de interesse, esse ponto pode estar em um buraco com altitude menor que todos os vértices usados como baliza ou mesmo com altitude maior que todos, como por exemplo se o virtual estiver sobre uma rocha alta.

Não há uma definição clara e específica na norma então cabe a vc escolher o metodo que possa indicar o melhor possível a altitude do vértice, por exemplo comparando com o Google Earth. Onde compara-se a altitude de um marco M no seu trabalho e o mesmo local no Google Earth e vê-se a diferença de altitude. Depois veja a altitude do local do seu ponto virtual e aplique a mesma diferença encontrada.

Ex> No marco M está com altitude 500m e o mesmo local no Google Earth está com 530m, logo, Google Earth está com 30m mais elevado. Então se o virtual no Google Earth está com 630m grande chance de ser de verdade 600m.

Não é uma Brastemp mas como disse, na norma não há categoricamente meio definido, aceito ou recusado para esta informação de altitude.

WI

Dependendo da intersecção, utiliza-se os sigmas mediano formado pela média dos sigmas dos 4 vértices envolvidos na intersessão. Em alguns casos, utiliza-se somente a média dos 2 vértices mais próximos do vértice de interesse.