Publicidade:

Georreferenciamento de propriedade rural?

Tenho um receptor GNSS L1 e preciso fazer um Georreferenciamento em uma propriedade rural, porém a base do IBGE fica além do alcance do meu equipamento (a mais de 10km). Posso instalar a base em um ponto de uma propriedade georreferenciada próxima a qual irei fazer o georreferenciamento?

AN Ana paula perguntou em 18 May 2021, 16:36
2 respostas / 116 visualizações / 0 gostei
LU

Ana Paula, pode sim usar o L1 para perímetro e pós processar. Se ficarem os vértices com as precisões estabelecidas na norma OK. Quanto a base, basta marcar bem o local e depois (ou antes ou durante) levar um L2 alugado ou emprestado, rastreia por 4 horas e terá as coordenadas da base. Reprocesse o perimetro agora com as coordenadas da base ajustada e todos os demais ficam com as coordenadas definitivas. Fiz muito isso até 2007, mas L1 demora muito em cada ponto, cerca de 15 minutos com ceu limpo e sem árvores. Mas dá sim pra fazer.

WI

Olá Ana Paula, tecnicamente você poderia instalar a base em um ponto georreferenciado mais próximo, desde que você tenha convicção das coordenadas de partida. Verifique também o Quadro 1 do Manual Técnico de Posicionamento da 3ª NTGIR, caso seja um georreferenciamento para fins de certificação no SIGEF.