Publicidade:

Quanto e como cobrar valor para locação topográfica de 1000 lotes?

DE Dellannluiz perguntou em 29 August 2017, 16:36
5 respostas / 4870 visualizações / 0 gostei
WI

Olá dellanluiz,

 

Concordo plenamente com seu raciocínio. A estimativa está certa, acredito que seja possível marcar entre 20 à 30 marcos por dia, dependendo da quantidade de pessoas e equipamentos envolvidos. É um trabalho minucioso e que demanda tempo. Por esta razão justifica-se um bom valor no orçamento.

 

Ficamos também muito grato por enviar aqui suas considerações que são extremamente importantes para tornar esta pergunta inicial um tópico para futuros usuários com dúvidas similares.

 

Forte abraço,

 

Willian Oliveira

DE

Olá Pessoal, bom dia, me desculpem a demora na resposta, pois estava em viagem. Antes de voltar a falar sobre minha pergunta, gostaria de falar sobre meu trabalho.

Eu sou topógrafo a 10 anos, comecei a trabalhar com pesquisa mineral, depois estradas e 80% desses 10 anos foram dentro de mineração, topografia subterrânea, terraplenagem, construção civil, montagem eletromecânica, adutoras, LT e por aí vai. Pedi demissão do meu emprego para poder empreender na área. 

Falei disso para dizer o motivo da minha dúvida, loteamento para mim é um trabalho novo, e para que eu possa passar um orçamento dentro da realidade da minha região e também para eu poder cobrar produção da minha equipe, eu vim perguntar a vocês colegas experiêntes.

Eu pensei da seguinte forma;

Se eu souber qual a produção média de locação de marcos por dia de uma equipe com estação total (com posicionamento final de cada marco) eu consigo fazer um orçamento coerente.

Exemplo:

Pensei em 20 min conclusão de implantação de marco (locação, escavação, locação novamente, chapa e depois o registro do ponto).

9 horas = 540 min / 20 min = 27 marcos - 30% (mobilização + perca de tempo) = 19 marcos implantados por dia.

1.000 lotes em mádia da 2.002 marcos (se estiver errado me corrija) /2,111 marcos/hora = 948,32 horas / 220 (hora/mês) = 4,3 meses 

Orçamento Total = 4,3 meses X valor da equipe mensal.

Aceito opniões e/ou objeções.

Desde já o meu muito obrigado.

RA

Olá amigo, 

 

Existe uma tabela de preços para serviços topográficos da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores no Estado de São Paulo, não esta atualizado, mas dá para ter uma base nos valores dos serviços.

 

Segue o link: http://www.aetesp.com.br/Tabela_2008.pdf

 

WI

Caro amigo, tudo bem?

 

Os valores são bastante variados e como nosso amigo Mauro informou, é possível cobrar por diárias.

No caso de cobrar por lotes, tenho visto valores que variam entre R$ 40,00 à R$ 60,00 por lote e não estando incluso aí os custos com os marcos de concreto e demais despesas que teriam de ser adicionadas.

Vale lembrar que este é um serviço bastante demorado (aproximadamente 3 mil à 4 mil marcos em 1000 lotes), uma vez que primeiramente é demarcado o ponto; em seguida é aberto o furo para colocação do marco de concreto/sintético; em seguida é colocado a chapa metálica com identificador do centro do marco e por fim é demarcado novamente o ponto e para isso ajustando o marco em seu posicionamento definitivo.

Se a demarcação for realizada com um equipamento GNSS RTK, tenho certeza que o ganho de tempo será muito grande.

Caso seja cobrado por diária, concordo com o valor do Mauro, acrescentando-se os custos relativos aos marcos de concreto/sintético.

 

De modo geral, acredito que um trabalho como este à ser realizado com grande precisão necessita de 45 a 60 dias de trabalho.

 

Um forte abraço,

 

Willian Oliveira

 

 

MA

Bom dia dellannluiz. Neste caso, sugiro cobrar por diárias. Costumo cobrar 1400,00 por diária usando rtk e estação total, se necessário.